Ontem recebi a notícia da minha re-certificação como Expert para o Adobe Photoshop Lightroom, neste caso agora para a versão 5.

Ontem mesmo recebi vários comentários de muitas pessoas elogiando sobre a certificação, mas o que acho importante frisar que não se trata apenas de um título, mas também de muito estudo, dedicação, leitura, pesquisa, trabalho e atenção durante uma prova de certificação densa, com mais de 80 questões, todas em inglês, me forçando a requisitar na memória e nas experiências de utilização do software todos os conteúdos que pela Adobe eram importantes de serem questionados e aferidos, afim de me dar um conceito de representação de uma pessoa que detém conhecimento comprovado pela instituição para o software em questão.

Resumindo:
Esta certificação é fruto de muita paixão por aquilo que faço todos os dias e que é transmitido diretamente para a qualidade dos meus trabalhos fotográficos e claro para meus alunos em sala de aula os quais faço questão de levar todos os conhecimentos sem sequer esconder uma vírgula a respeito do que pode ser bom para que eles evoluam.


Agradeço a todos pelo carinho e por todas as palavras de parabéns, elogio e apoio.


E como diria Bernadinho, técnico da Seleção Brasileira de Vôlei -
“você tem 24hs para chorar pela derrota e 24hs para comemorar uma vitória” – portanto, bora estudar para a próxima versão.

certificacao lightroom 5

imagem

Sou muito suspeito em falar das vantagens do uso de atalhos em softwares, pois realmente sou viciado neles. Mas não há como negar que quando trocamos o arrasto + clique do mouse pelas teclinhas de fácil acesso do teclado que teremos um volume de produtividade enorme, sem contar que estas teclas executam, em algumas vezes, uma sequência de ações em conjunto caso sejam possíveis de serem programadas.

A questão é simples. Use e abuse dos atalhos de teclado, mas para tal, é necessário praticar, memorizar e utilizar aqueles que melhor irão afetar seu fluxo de trabalho. Para ajudar, deixo a dica do site ShortcutMapper. Uma idéia simples mas muito útil que mostra vários layouts de teclado para as várias funções existentes nativamente no Photoshop, Lightroom e Blender (software de editoração em 3D).

ShortcutMapper - http://waldobronchart.github.io/ShortcutMapper/

Confira, aprenda e eleve sua produtividade

#fotografoprodutivo

Até a próxima

rodrigo

Falamos um pouco sobre as ferramentas e atributos do Lightroom para a escolha de imagens em um post passado. Aqueles que já usam o Lightroom já devem ter o conhecimento da necessidade da geração de Previews (Visualizações) das imagens que estas possam ser exibidas dentro de sua interface e isso, dependendo do volume de imagens pode levar muito tempo.

Pensando nisso, fiz um vídeo rápido sobre como melhorar sua produtividade neste processo, fazendo com que apenas as imagens que realmente deve ser utilizadas que sejam criados suas visualizações, melhorando seu fluxo e agilizando seu trabalho.

Confira

Até a próxima
Henrique Ribas