10/07/2020 às 22:46 Lightroom

Use um catálogo por evento fotografado com o Adobe Photoshop Lightroom

470
2min de leitura

A velha e famosa pergunta!!!!

E aí Ribas, preciso de 1 ou vários catálogos?

Primeiro ponto IMPORTANTÍSSIMO!

Seu catálogo do Lightroom NÃO irá trazer uma mensagem do tipo: "seu Lightroom não pode ser aberto pois possui imagens além do limite permitido"

Isso jamais irá acontecer pois a estrutura do software é robusta o bastante para suportar um número infinito de imagens.

Para que entenda ainda melhor, saiba que um catálogo é um banco de dados. Banco de dados, é como se fossem dezenas de planilhas do excel interligadas e em comunicação.

Desta forma, quando 100 arquivos são importados, o banco de dados insere 100 novas linhas, uma para cada imagem com dados a respeito das imagens, como:

nome do arquivoformatolocalizaçãoisodiafragmavelocidadecameraserialetc…e mais centenas de dados que inclusive durante o processo de edição e tratamento são inseridos, como todos os tratamentos, bandeiras, cores, estrelas, etc…

Diante de um volume muito expansivo de imagens e de um computador não preparado, há sim uma baixa de performance e este é um dos motivos pelos quais recomendamos segmentar em múltiplos catálogos para que volumes menores de informações sejam abertos em separados, facilitando o processamento.

Quando digo volumes grandes de imagens, levo em conta centenas de milhares de imagens. Um casamento se faz em média hoje no mercado cerca de 5 a 7 mil imagens. Se este fotógrafo faz 4 casamentos ao mês são cerca de 20 a 28 mil imagens num único mês sendo inseridas no Lr. Ao longo do ano são em torno de 240 a 336 mil imagens. Trata-se de um volume razoavelmente grande, concorda? Diferente de ensaios que provavelmente numa soma total no ano possam chegar às 10.000 imagens, até as 20mil em 12 meses de trabalho.

Diante disso, se você se enquadra neste volume relativamente maior, recomendo muito que tenha a criação de 1 catalogo por evento clicado. Se você se enquadra na situação inversa, é possível que apenas 1 catalogo com seu portfólio completo supra toda sua necessidade.

Independente de 1 ou vários, lembre-se sempre, esta tela NÃO deve ser sempre ignorada!!!!

Pense nisso!

SEGURANÇA em primeiro lugar!

Sucesso e até a próxima.

10 Jul 2020

Use um catálogo por evento fotografado com o Adobe Photoshop Lightroom

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

10 de Ago de 2020

Meu pincel do Lightroom parou de funcionar

10 de Jul de 2020

Deixe seu Lightroom mais rápido com esta dica ninja

10 de Jul de 2020

Mais uma simples dica que irá deixar o seu Lightroom mais rápido!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp