27/10/2020 às 15:28 Formato de Arquivos Photoshop Lightroom

Porque eu salvo minhas imagens do Photoshop em PSD ?

495
3min de leitura
TIFF ou PSD?

O Photoshop possui diversos formatos de arquivos disponíveis para que possamos salvar nossas imagens. PSD, TIFF, JPG, GIF, PNG, PDF, são alguns deles, mas quando e qual formato utilizar?

Em todos os meus trabalhos que utilizo do Photoshop para retocar, manipular ou fazer o tratamento de minhas imagens eu SEMPRE utilizo de um formato que me possibilite ter acesso a todos os recursos utilizados sem perder nenhum tipo de informação do arquivo. E diante desta questão temos 2 arquivos principais e que são amplamente utilizados no mercado gráfico e fotográfico.

O TIFF e o PSD!

Particularmente, optei pelo PSD por diversos motivos mas para um momento específico do meu trabalho: para o meu armazenamento durante o processo de tratamento de imagem quando na utilização do Photoshop.

Isso significa que ao iniciar um projeto, parar para continuar num próximo momento ou para resgatar um projeto antigo que o cliente voltou a solicitá-lo eu preciso de um arquivo que tenha ALTA VELOCIDADE DE LEITURA, uma BOA COMPRESSÃO de arquivo SEM PERDA DE INFORMAÇÃO e que PRESERVE as camadas e informações do arquivo.

Eu poderia ter optado pelo TIFF porém, para este momento do trabalho o PSD é mais PRODUTIVO por ser um formato nativo do Photoshop, o que aumenta sua velocidade de leitura e também pelos itens listados acima.

Comparando um arquivo TIFF com um PSD, lado a lado, levando em conta o arquivo TIFF sem compressão, o PSD ganha em tamanho e permite uma leitura e execução mais rápida.

Acima de tudo o que busco neste momento é ECONOMIA de espaço e tempo possuindo um arquivo que me dê todas as possibilidades que um formato como o TIFF me permite.

Um único motivo pelo qual não utilizo o TIFF neste momento é o tamanho e velocidade.

Quando o assunto é o fechamento do arquivo, entrega final para o cliente ou envio para uma impressão, então o assunto muda de figura. Neste momento o arquivo TIFF é, para o meu fluxo, a melhor opção.

O motivo disso é que ao entregar o arquivo final para o cliente ou impressor ele precisa ter um formato que seja passível de ser aberto em QUALQUER programa de imagem hoje existente no mercado. Diferente do PSD que é feito apenas para os softwares da ADOBE ou que tenham a licença para utilizar tal formato, o formato TIFF é normatizado por uma ISO, possui CÓDIGO ABERTO e leva contigo toda a versatilidade de manter a qualidade do arquivo sem perda de nenhum pixel de informação.

Porém para chegar ao tamanho que o PSD proporciona, é necessário utilizar dos métodos de compactação que o TIFF possui. Com este recurso é possível reduzir o tamanho do arquivo até cerca de 70% do tamanho total de um PSD, porém o tempo de abertura e utilização do arquivo no Photoshop é muito maior e contra-produtivo.

Para o arquivo final, e para que seja possível ter um arquivo ainda menor e voltado para a entrega, é feito o ACHATAMENTO de todas as camadas (CMD/CTRL + SHIFT + E) e então é feita a salva do arquivo no formato TIFF utilizando da compactação (por exemplo ZIP) presente na tela de salva do Photoshop.

Veja na imagem acima, a informação do terceiro arquivo, estando este achatado e com uma compressão como descrito anteriormente.

Considerações Finais.

Importante dizer que este é um processo que vem funcionando para o meu fluxo de trabalho durante o meu processo de tratamento de imagem quando utilizo o Photoshop. Outros vários artistas gráficos e fotógrafos utilizam deste mesmo processo ou possuem sua própria forma de salvar, organizar e entregar o material ao cliente final.

O formato JPG entra no meu processo, assim como o formato PNG, quando a saída tiver a finalidade para WEB ou quando libero os arquivos finais para meu cliente nos ramos de eventos sociais, onde a revelação é fim de todo a sequência. Quando existe o processo de revelação de imagem ou envio para encadernadoras que utilizam do processo de revelação de imagem para seu produto final, então o JPG é o formato de minha escolha.

Busque estudar a respeito destes formatos, fazer testes de necessidade, velocidade, economia, produtividade e armazenamento e deixe aqui seus comentários.

27 Out 2020

Porque eu salvo minhas imagens do Photoshop em PSD ?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

10 de Jul de 2020

Deixe seu Lightroom mais rápido com esta dica ninja

10 de Ago de 2020

Meu pincel do Lightroom parou de funcionar

10 de Jul de 2020

Mais uma simples dica que irá deixar o seu Lightroom mais rápido!

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp