10/08/2020 às 15:36 Lightroom - Dicas Ninja Lightroom

Meu pincel do Lightroom parou de funcionar

2173
3min de leitura

Você, fotógrafo, deve provavelmente conhecer o Adobe Photoshop Lightroom. E se você já conhece o Lightroom, é bem provável que já viu alguém utilizando ou já utilizou da ferramenta Pincel.

Estou certo ou errado?

Se você já quer ir direto para a solução do problema, role a página até o próximo título: Como resolver o problema do pincel do Lightroom que parou de funcionar.

Pois bem! Caso você não tenha idéia do que eu estou falando, o Lightroom é o melhor software para a pós-produção de um fotógrafo. E através dele temos, dentre as dezenas de ultra ferramentas de tratamento de imagens, uma chamada de pincel que serve para aplicarmos ajustes às nossas imagens de forma muito localizada como se tivéssemos com um pincel de ajuste em nossas mãos.

Basicamente esse é o Pincel do Lightroom. E com ele é possível fazer várias evoluções no seu tratamento de imagens, como por exemplo um tratamento de pele, um ajuste de dodge and burn (clarear e escurecer certas áreas) e outras várias possibilidades que com as ferramentas globais do Lightroom não seria possível, uma vez que elas atingem a fotografia como um todo.

Desde 2004 eu respiro fotografia e desde 2006 já respiro o mundo do tratamento de imagens, do retoque, da edição, do Lightroom e do Photoshop. E desde que comecei a lecionar treinamentos e consultorias sobre esta áreas que tenho recebido várias perguntas e dúvidas de alunos e não alunos.

Eu tenho em minha mente quais são as principais que chegam até mim e dentre elas está exatamente esta: ribas, meu pincel do Lightroom parou de funcionar, o que eu faço?

Alguns até me enviam vídeos mostrando o problema, outros tenta já explicar por texto e outros tentam me enviar prints explicando que o Lightroom está com problemas.

Um ponto de grande importância para levarmos em consideração. Se você está tendo um problema e este problema não é algo muito divulgado nos grupos que hoje participamos, como os de Whatsapp e Telegram, ou nos fóruns de discussão, é bem provável que o problema não seja o software e sim alguma configuração necessária que foi feita ou algum modo certo de usar a ferramenta.

Como usar o pincel do Lightroom

Ao abrir a ferramenta de pincel do Lightroom (atalho de teclado letra K) um novo painel do lado direito (módulo de revelação do Lightroom) é aberto e é através dele que será possível você utilizar de tratamentos localizados com esta ferramenta.

Sua utilização é muito simples. Uma vez com o pincel aberto, basta você clicar e arrastar para marcar onde será o tratamento desejado.

Você pode pressionar a tecla O do seu teclado para mostrar a máscara de sobreposição ( ou em inglês: Show Selected Mask Overlay). Caso a cor da máscara não esteja totalmente visível, por conta do fundo que pode estar mesclando, pressione e segure SHIFT e novamente O para mudar a cor da máscara. Isso deve resolver!

Para que você possa utilizar do pincel do Lightroom, você obrigatoriamente precisa desabilitar a máscara de sobreposição para então utilizar das ferramentas de tratamento.

Pronto, a partir disso você já consegue efetuar excelentes tratamentos, inclusive de Pele e de Dodge and Burn para deixar suas imagens ainda mais sensacionais.

Mas e se depois de tudo isso, nada funcionou, como resolver?

Como resolver o problema do pincel do Lightroom que parou de funcionar

Pois bem, a ferramenta de pincel do Lightroom tem mais alguns ajustes que diminuem a "potência" de aplicação da ferramenta e estes muitas vezes são modificados e não retornados para sua posição original.

Estas duas configurações são as de FLUXO (flow) e DENSIDADE (density). A ferramenta de Flow do Lightroom faz com que o pincel se comporte mais suave e a cada passagem vai elevando sua potência. Já a ferramenta de Densidade faz algo parecido, porém ela não eleva sua potência devido ao volume de passadas que você aplica.

Ambas servem para você ter mais delicadeza e destreza durante seu tratamento e recomendo muito você modificá-las para chegar na melhor aplicação possível.

Sobre a solução do problema em questão é simples, é bem provável que seu pincel esteja com a DENSIDADE e/ou FLUXO muito baixos ou zerados a ponto de não poder ver o resultado sendo aplicado na tela.

Confira no vídeo como é simples de resolver o problema do pincel do Lightroom que parou de funcionar.

Vlw Ninja, até a próxima

Henrique Ribas.

10 Ago 2020

Meu pincel do Lightroom parou de funcionar

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

27 de Out de 2020

Do Lightroom para Photoshop e vice-versa

27 de Out de 2020

Exportar do Lightroom para o Facebook no tamanho correto

10 de Jul de 2020

Deixe seu Lightroom mais rápido com esta dica ninja

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp