27/10/2020 às 15:18 Lightroom - Dicas Ninja

Exportar do Lightroom para o Facebook no tamanho correto

4757
3min de leitura

Como exportar do Lightroom para o Facebook sem perder qualidade?

Exportar do Lightroom para enviar para seu blog, para um cliente ou para a impressão de um álbum já é algo tranquilo e corriqueiro para os usuários do Lightroom. Porém quando o assunto é Exportar do Lightroom para o Facebook, aí temos algo meio complicado.

O Facebook tem uma péssima mania de ajustar suas imagens para se adequar exatamente ao formato que ele considera adequado para sua interface de exibição e muitas vezes, este redimensionamento pode e muito prejudicar a qualidade de sua imagem.

Existem algumas formas corretas de exportar Lightroom para o Facebook. Todas elas tem um processo interno exatamente idêntico, que consiste na configuração do formato do arquivo durante a exportação, ou melhor dizendo, durante a geração do arquivo JPG final que será enviado para a rede social.

O primeiro e mais conhecido é a própria ação de exportação, podendo ser acessada no menu de Biblioteca no botão EXPORTAR no canto inferior esquerdo, ou através do menu ARQUIVO > EXPORTAR.

A segunda maneira é parecida, porém mais automática. Através dos SERVIÇOS DE PUBLICAÇÃO é possível configurar uma "coleção" que servirá como ponte para um upload automático para o FACEBOOK ou outras redes sociais presentes no Lightroom, como o Flickr e Behance.

A criação deste serviço pode ser assunto de um novo artigo, mas o foco agora é exatamente o tamanho exato e as configurações necessárias para, de forma correta, exportar do Lightroom para o Facebook sem perda de qualidade.

Exportando

O tamanho máximo que o Facebook aceita para a inserção de imagens em sua timeline é de 2048px no maior lado. É o que ele chama de ALTA RESOLUÇÃO.

Um detalhe muito importante e que poucos sabem é que acima de 100kb de tamanho de arquivo o Facebook efetua uma compressão automática das imagens e por este motivo, recomendo marcar a opção de LIMITAR O TAMANHO DO ARQUIVO, informando um máximo de 100kb para sua exportação.

O formato, como já é de costume, JPG e o espaço de cor, sRGB, voltado neste caso para a exibição WEB, seguindo o padrão de grande parte dos monitores e evitando um aumento do tamanho do arquivo.

Como o máximo de pixels permitido é de 2048px, na seção de DIMENSIONAMENTO DE IMAGENS, busque pela opção de ARESTA LONGA. Marque a opção ao lado para habilitá-la e informe o tamanho na caixa de texto ao lado. Lembre-se de informar a RESOLUÇÃO como 72 pixels por polegada na opção de RESOLUÇÃO logo ao lado.

Na opção de nitidez de saída, opte pela NITIDEZ para TELA com uma INTESIDADE PADRÃO.

Neste ponto já é possível efetuar a exportação.

Ao fazer o upload da imagem para o Facebook, lembre-se de um ponto importante. Há uma opção para optar por imagens de ALTA QUALIDADE. Lembre-se de marcar esta opção.Caso tenha interesse de exportar do Lightroom para o Facebook em tamanhos menores que 2048px, opte pelos seguintes tamanhos também suportados pela rede social.

Escolhendo por estas dimensões será possível que o Facebook não interfira na compressão, nitidez, distorção ou perda de qualidade de suas imagens. Se inserir qualquer tamanho diferente destes informados (2048, 960 ou 720) a imagem será comprimida e será possível perceber perdas de qualidade.

- 960px (média resolução)

- 720px (baixa resolução)

Confira outros posts que podem ser úteis a você!

Catálogos do Lightroom – O que é, quantos e como criarCatálogos do Lightroom – O que é, quantos e como criar Catálogos do Lightroom: Exportando e Importando Catálogos

Conheça meu canal no Youtube!

Acesse -> www.youtube.com/possoexplicar

Conheça o PósCast, meu podcast sobre Pós-produção fotográfica e Tratamento de Imagens

Acesse -> www.papodefotografo.com.br/podcasts/poscast/
27 Out 2020

Exportar do Lightroom para o Facebook no tamanho correto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

27 de Out de 2020

Do Lightroom para Photoshop e vice-versa

10 de Ago de 2020

Meu pincel do Lightroom parou de funcionar

27 de Out de 2020

Crop no Lightroom

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp