27/10/2020 às 15:22

Fotos perdidas no Lightroom com ! exclamação

2385
2min de leitura

Minhas fotos estão com exclamação ( ! ), o que eu faço?

Sim, esta é uma ocorrência muito comum. Diariamente recebo diversas pessoas perdidas, literalmente, em relação aos seus arquivos que não são passíveis de serem tratados. E que uma mensagem em barra preta aparece dizendo que SEUS ARQUIVOS SE ENCONTRAM PERDIDOS ou OFFLINE. Isso significa que suas fotos estão ausentes no Lightroom.

Para responder ao problema, precisamos entender como o Lightroom funciona.

O que ocorre é que o Lightroom se baseia na construção de sua base de imagens com a informação de onde exatamente estão os arquivos originais. Se por algum motivo houve a mudança de local deste arquivo, o nome do mesmo foi alterado, arquivo apagado ou se ele estava dentro de um HD externo e este está desconectado, com certeza uma mensagem como está irá surgir.

IMPORTANTE! O Lightroom não armazena imagens dentro do programa

Muitos assustam com isso, mas é bom frisar que o LIGHTROOM NÃO POSSUI IMAGENS DENTRO DE SUA INTERFACE.

As imagens originais estão todas localizadas numa pasta específica, que o você mesmo escolheu no ato da IMPORTAÇÃO. O papel do software é de leitura destes arquivos e a exibição de uma visualização (o famoso PREVIEW) para que seja possível trabalhar com o aplicativo.

Se você modificar sua localização, nome ou algo do tipo como disse acima,  após a importação, somente será possível trabalhar com a sua EDIÇÃO (processo de curadoria/escolha). Para que prossiga com o tratamento, será necessário ajustar o erro cometido ou plugar novamente o HD.

Mas não se desespere. Para tudo, ou quase tudo, há uma solução.

Para ajustar tal problema existem algumas formas simples de trabalho.

Quando as imagens se encontra perdidas uma interrogação irá aparecer na imagem no módulo de Biblioteca na exibição em Grade (G). Esta mesma interrogação irá também aparecer na seção de PASTAS também na biblioteca e o procedimento mais simples é o de clicar nesta interrogação da imagem ou com o botão direito em cima da pasta e pedir para localizar a pasta perdida.

Desta forma uma tela irá se abrir solicitando onde esta pasta está ou com qual nome ela se encontra. O Lightroom fará todo o trabalho seguinte e irá organizar o material novamente reindexando com as novas informações.

Caso tenha apenas mudado as pastas de lugar ou renomeada a pasta ou os arquivos, por de fora do Lightroom, basta desfazer tal processo que o software irá conseguir ler o arquivo novamente.

Toda modificação que deseje fazer em relação à localização dos arquivos ou ao seu nome, faça dentro do Lightroom uma vez que o mesmo já se encontre indexado pelo software. Qualquer procedimento como este fora do aplicativo fará com que haja a perda de informação e os procedimentos acima citados serão necessários.

A partir da versão 5 do Lightroom, com a introdução dos SMART PREVIEWS (VISUALIZAÇÕES INTELIGENTES) a história é um pouco diferente. Mas isso é um assunto já inclusive mencionado em outros artigos, confira: LIGHTROOM 5 + SMART PREVIEWS

27 Out 2020

Fotos perdidas no Lightroom com ! exclamação

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp